A importância da administração no agronegócio

  A globalização da economia exige uma nova ordem para a gestão de todos os setores econômicos e o agronegócio obviamente não fica de fora, tendo que rever todos os seus conceitos, práticas e manejos para garantir qualidade e efetividade em suas atividades, deixando de ser um mero modelo fornecedor de matéria prima e passando a ser visto como um sistema de elos, onde pesquisas, tecnologia, transporte, processamento, distribuição e preços são abrangidos.
  Devido ao alto desenvolvimento do agronegócio nos últimos anos, é de fundamental importância a boa administração deste setor, pensando sempre no mercado futuro, na produção necessária para que a demanda interna e externa seja atendida e apresentando soluções para os problemas que ocorrem ou podem vir a ocorrer.
  Administrar não é uma tarefa simples, e o conhecimento de tudo o que constitui uma empresa rural (como terras, pessoas, maquinários, instalações e etc) é necessário e cabe ao administrador utilizar das quatro etapas, planejamento, organização, direção e controle. 
  No agronegócio a presença das quatro atividades, não seria algo a ser considerado diferente. Pelo contrário, nesse sistema produtivo existe uma necessidade maior do planejamento, muitas vezes por conta da incerteza que existe nesse ambiente.
   Embora hoje muitos produtores tenham a noção da importância da aplicação da administração no meio rural, a sua ausência ainda é um dos maiores entraves no cenário agrícola, pois a maior parte dos esforços ainda é focada na produção em si, mas isso vem diminuindo com o passar dos anos, em decorrência das constantes mudanças que vem ocorrendo no ambiente econômico, existindo hoje à percepção de que a falta de administração em relação ao que se produz no meio rural, pode gerar prejuízos irreversíveis.

Comentários